quarta-feira, 27 de julho de 2011

JOGOS DA 3ª FASE DA COPA DA LIGA 2011


MATA-MATA - JOGO ÚNICO

DATA
EQUIPE
X
EQUIPE
LOCAL
30/07/11
CEARAZINHO
X
CATUENSE
ESTÁDIO
30/07/11
BARREIRÃO
X
SÃO PAULO
EXPOSIÇÃO 2
31/07/11
U. PALMEIRINHA
X
FLA PASSA SEDE
EXPOSIÇÃO 1
31/07/11
CRU O. FACUNDOS
X
BOCA JR.
EXPOSIÇÃO 2
30/07/11
VASCO A. MARTINS
x
SÃO JOÃO
PARQUE UNIÃO
31/07/11
CRUZEIRO B. L
x
FLA ALEGRIA
ESTÁDIO
29/07/11
FLA PEREIROS
x
PAL CURICACA
ESTÁDIO

Obs: Sujeito à mudanças
Fonte: LDI e IN

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Árbitro maltrata a língua portuguesa em súmula

Um árbitro do Rio de Janeiro detonou a língua portuguesa numa súmula de uma competição sub-17. Não é de bom tom divulgar o nome do juiz, mas chama a atenção a quantidade de erros graves. Reza a lenda que até o Seu Creysson ficou espantado. Confira alguns exemplos:
Fonte: Pombo sem asa

sábado, 16 de julho de 2011

ENTENDA O QUE É DIREITO FEDERATIVO E DIREITO ECONÔMICO

O direito federativo
Direito federativo é único e só pode ser detido por um clube devidamente registrado – ou seja, nenhum empresário, agente, grupo econômico ou qualquer outra coisa que não seja um clube de futebol, em dia com as federações da vida, pode ter direito federativo de algum atleta. Devido ao seu caráter único, não cabe, em momento algum, dizer que “o clube X é dono de y% dos direitos federativos do atleta Fulano”. Se, mesmo assim, alguém falar em percentual, um clube sempre terá 100% dos direitos federativos de um atleta. Consequentemente, o plural “direitos federativos” só se aplica se estivermos falando de dois ou mais jogadores.
Querem ver a prova disso:
Imaginem que o Corinthians compra 50% dos direitos federativos de Carlitos Tevez e os outros 50% fiquem com o Manchester City. Os dois clubes teriam direito a inscrever o jogador, na CBF e na FA. E o pobre Carlitos teria que comprar um caça supersônico aposentado – da USAF ou, mais facilmente, da Força Aérea Russa – como um Mig 23, por exemplo, devidamente desarmado e com o espaço das armas tomado por combustível, e usá-lo quase uma vez por dia, para poder cumprir os compromissos cá e lá.
Meio que sem chance, não?
Outro ponto importante: direito federativo, ao contrário do antigo passe, não é eterno, ele tem a duração do contrato assinado entre o atleta e o clube. Findo esse prazo, o jogador está livre para procurar outro emprego.
E se o jogador estiver emprestado?
A mesma coisa: o clube que recebeu-o emprestado terá o direito federativo, ou seja, 100%, desse atleta, durante o prazo ce seu contrato com o clube onde joga emprestado. Para ficar claro: um jogador é emprestado a outro por 6 ou 12 meses. Primeiro, isso é possível porque seu contrato com o clube que detém seu direito federativo tem uma duração superior à do contrato ou empréstimo ou, pode acontecer, idêntica. Se o contrato do atleta tem validade de mais 24 meses, digamos, ele pode jogar em outro clube por qualquer período inferior ou no máximo igual a esse.
Direito federativo, portanto, é uma coisa efêmera, mera decorrência de um contrato de trabalho entre um atleta e um clube. Findo o contrato, finda a figura do direito federativo, que voltará a existir no momento em que o atleta assinar outro contrato com outro ou com o mesmo clube.
Por fim, direito federativo só pode ser negociado de um clube para outro. Isso já ficou claro no texto, mas não custa ressaltar.
Adendo: a Multa Rescisória
Ela é sempre alta, mesmo para clubes brasileiros.
Como diz o nome, ela é uma penalidade financeira para quem rescinde um contrato de forma unilateral. Há algumas controvérsias, mas o caminho mais correto e menos sujeito a interpelações judiciais é o clube interessado repassar o dinheiro da multa à parte interessada em rescindir o contrato, o jogador, e este pagar a multa e ficar liberado para assinar compromisso com o outro clube. Claro, que isso numa situação de conflito (como já aconteceu). De maneira geral, chega-se a um acordo civilizadamente, e o interessado paga o valor total da multa e parte com seu novo contratado em busca do “felizes para sempre”.

Os direitos econômicos
Opa, a primeira diferença já aparece no título: direitos econômicos – no plural, porque mais de uma entidade pode deter os direitos econômicos de um atleta.
Se o direito federativo só existe enquanto existir um contrato, o direito econômico só existirá se um atleta for negociado de um clube para outro durante a vigência de seu contrato. É essa transferência que dá “vida” ao direito ou direitos econômicos.
Para ficar claro, vamos pegar um exemplo concreto: o affaire Kleber/Palmeiras/Flamengo/Cruzeiro.
O Cruzeiro negociou a transferência do atleta para o Palmeiras. Provavelmente, devido ao valor não ser o desejado, o clube das Alterosas e o da Pauliceia concordaram que, em caso de transferência do atleta 50% dos direitos econômicos aí gerados seriam do Cruzeiro. Em termos práticos, o Cruzeiro não tem poder algum sobre o jogador ou sobre o Palmeiras, nada, exceto no caso do Palmeiras negociá-lo. Nesse caso, o clube mineiro terá direito à metade do valor do negócio.
E se o Kleber se aposentar no Palmeiras? Ou sofrer um acidente?
Bom, não conheço o contrato, mas ele pode ou não ter uma cláusula de compensação para o Cruzeiro, algo como: se o atleta não for negociado nos próximos x meses, caberá à Sociedade Esportiva Palmeiras o pagamento de um valor indenizatório ao Cruzeiro Esporte Clube no total de y reais. outra cláusula que os podem ou não ter acertado é o valor mínimo de transferência ou um valor mínimo para essa complementação do negócio para o Cruzeiro.
Quanto ao risco de um acidente e um encerramento precoce de carreira, é possível, mas não sei se provável, que haja um seguro cobrindo ambos os clubes.
E a história que o Flamengo compraria a parte do Cruzeiro? Se verdadeira, e duvido que seja, seria inócua. O clube poderia comprar até mesmo os direitos econômicos da parte do Palmeiras e nada aconteceria, a menos que o alviverde cedesse, por contrato, seus direitos federativos sobre o atleta.

Os parças dos direitos econômicos
Parece que “parça” está na moda, não? Então, vamos a eles, os parças que usufruem dos direitos econômicos.
O primeiro, e já bastante comum, é o próprio atleta. Jogadores jovens, principalmente, de repente fazem sucesso, chamam a atenção e têm contratos com baixos valores de multas, além, é claro, de baixos salários. Nesse momento, os clubes correm e oferecem novos contratos, com salários maiores e, o que de fato importa, multas contratuais altíssimas.
Ora, jogador não é bobo e empresário menos ainda. Nessa circunstância, o primeiro item a ser negociado é “quantos porcento vão ficar pro meu garoto?” e só depois vem o salário. Dessa forma, é comum um atleta jovem ser dono de 30% dos direitos econômicos de sua futura transferência. É, também, bastante comum que ele venda uma parte desse percentual para seu empresário, recebendo dinheiro vivo que vai para a compra de uma casa para os pais, um carrão zero para ele y otras cositas más. Vejam, por exemplo, o caso de Paulo Henrique Ganso: 45% de seus direitos econômicos são do Santos, outros 45% do DIS e 10% do próprio atleta.
Empresários também são donos de parcelas de direitos econômicos, embora a FIFA tenha algumas restrições. Dependendo da pobreza da família do atleta e de suas necessidades imediatas, não é incomum um empresário adiantar meio milhão de reais ou mesmo um milhão em troca de 10, 15, 20% dos direitos econômicos do atleta, que muitas vezes irão se transformarem 3, 4, 5 ou mais milhões de reais.
Há também empresas no negócio, como parece ser o caso da Unimed e agora do banco patrocinador de mais de dez clubes da Série A. Nos dois casos, mas principalmente no caso do banco, temos uma mistura de papeis que, ao menos na minha visão, deveria gerar muita preocupação.

É isso.
Fonte: Olhar Crônico Esportivo

quinta-feira, 14 de julho de 2011

FÁBRICA SÃO PEDRO (MAURO) VENCE TORNEIO DAS FÁBRICAS

A Fábrica São Pedro (Mauro Jorge) foi a grande campeã do Torneio das Fábricas de Cerâmica, que aconteceu no último sábado (09/07) em Marruás. Os jogos foram realizados em dois campos: o do Luizinho (Flamengo) e o do Raimundinho (Barreirão). A grande final geral aconteceu no campo do Barreirão, onde a Fábrica São Pedro derrotou a Fábrica Irmãos Paiva (Antunizio, Aldemir e Denis) por 1X0. Além do título, a Fábrica São Pedro ainda teve o melhor goleiro do torneio: Tiago e o artilheiro: Lucas.
O torneio foi idealizado e patrocinado pelo desportista Monga, juntamente com os proprietários das fábricas. Manoel Palácios também se fez presente, presenteando todas as equipes com um "jogo" de camisas. O vereador Ivo Sousa também prestigiou o evento, além do Prefeito de Ipu Sávio Pontes, que saiu logo após o final dos jogos, não ficando para prestigiar a entrega dos troféus. Depois do futebol, a festa seguiu, regada a muita cerveja e churrasco. Destaque-se a grande presença do público neste evento.  
Veja mais fotos
Mauro - proprietário da fábrica campeã



Tiago - melhor goleiro



Vice- Campeã - Irmãos Paiva

GALINHO DE QUINTINO VAI DISPUTAR VAGA NA CÂMARA DE VEREADORES DO RIO DE JANEIRO?

O ex-jogador Zico poderá disputar uma cadeira na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, de acordo com a coluna "Informe do Dia", publicada no jornal "O Dia", desta quinta-feira.
Segundo a publicação, assessores dele têm conversado com um integrante da Executiva Estadual do PT sobre uma possível filiação do ex-jogador à legenda.
Fonte: Blog do Bené Fernandes

terça-feira, 12 de julho de 2011

CONFRONTOS DA 2ª FASE DA COPA DA LIGA 2011



Sábado (16 de Julho de 2011)
  • São Paulo X Bonito - Local: Força Jovem
  • Santos da Boa Vista X Pal. Curicaca - Local: Santana
  • Fla Pereiros X Vasco Santa Luzia - Local: Exposição
  • Cruzeiro Olho D'águinha X Pipoca - Local: Olho D'águinha
  • América da Mina X Fla Passa Sede - Local: Mina
  • Quixeré X Boca Jr - Local: Quixeré
Domingo (17 de Julho de 2011)
  • Milan X Cruzeiro Baixa Larga - Local: Pedrinhas
  • Catuense X São José E. C - Local: Tinguis
  • Ingazeira X Vascco Abílio Martins - Local: Ingazeira
  • Fla da Alegria X São João - Local: Alegria
  • Santos Abílio Martins X Cearazinho - Local: Abílio Martins
  • Barreirão X União da Mina - Local: Marruás
  • Mato Grosso X União Palmeirinha - Local: Mato Grosso
  • Caso haja alguma mudança, informaremos.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vereador denuncia Kassab ao MP por 'regalias' ao Corinthians




O vereador paulista Aurélio Miguel (PR) denunciou o prefeito Gilberto Kassab por improbidade administrativa ao Ministério Público pelas "regalias" ao Corinthians e à Odebrecht para a construção do Fielzão em Itaquera. Ele destaca que o clube não cumpriu com as contrapartidas da concessão do terreno e a construtora só terá bônus e não ônus com o estádio.

Fonte: Lancenet.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

BARREIRÃO DO MARRUÁS E BONITO FICAM NO EMPATE: 1x1

Barreirão do Marruás e Bonito jogaram neste sábado (02/07), em Marruás, pela Copa da Liga. O jogo, se não foi tão bonito, foi pelo menos, bastante disputado, graças à rivalidade existente entre essas duas forças do futebol do Sertão ipuense. o Barreirão abriu o placar ainda no 1º tempo, através do atacante César, desviando de cabeça, falta cobrada pelo meia Hélder. O Bonito também fez seu gol ainda no 1º tempo e também de cabeça, através do atacante Tóin, depois da cobrança de escanteio. No 2º tempo as equipes não conseguiram balançar as redes e o jogo terminou mesmo empatado: 1X1. O Barreirão jogou com os seguintes jogadores: Marcos Aurélio: Manoel (Ermano), Gélson, Wellington e Neto: Adriano (Geovane), Bruno, Sidiney e Hélder: César (Cleano) e Juciley (Paulão). O árbitro foi Chico Soares, que fez uma boa arbitragem. A Rádio Regional de Ipu transmitiu o jogo ao vivo e os representantes da Liga também se fizeram presentes. Destaque também para o grande público que compareceu para ver o jogo. O Barreirão agora aguarda o sorteio para conhecer seu adversário no mata-mata. Já o bonito joga em casa, contra o União de Jurema e basta apenas um empate para seguir na competiçãoDETALHE: O Barreirão está invicto desde a Copa Serra-Sertão, disputada no ano passado, competição em que a equipe ficou em 3º lugar. O próximo treino será quarta-feira e a equipe folga no próximo final de semana.

domingo, 3 de julho de 2011

Cristiano Ronaldo em pose curiosa com a namorada dentro d’água

O que Cristiano Ronaldo estaria fazendo com a namorada Irina Shayk dentro da água? Essa foi a pergunta de alguns sites europeus ao exibirem a foto do jogador com a modelo em uma praia em Portugal. O atacante ainda curte férias ao lado de Irina.
Fonte: Donas do Campinho