A International Football Association Board (IFAB) realizou a sua Assembleia Geral Anual neste sábado, 3 de março de 2012, no Pennyhill Park Hotel em Surrey, na Inglaterra. O encontro foi dirigido pelo presidente da Federação Inglesa de Futebol, David Bernstein.
A IFAB recebeu uma avaliação geral dos oito sistemas de tecnologia da linha de gol disponíveis atualmente. O relatório foi produzido pelo Laboratório Federal Suíço de Ciência e Tecnologia de Materiais (EMPA). A primeira fase de testes aconteceu entre novembro e dezembro de 2011.
Seguindo os critérios e recomendações estabelecidos pelo EMPA, apenas duas das oito empresas — a Hawk-Eye e a GoalRef — receberam aprovação da Board para participarem da segunda fase de testes. O sistema da Hawk-Eye usa reconhecimento óptico com câmeras, enquanto o GoalRef utiliza um campo magnético e uma bola especial para identificar a ocorrência de gols.
A segunda fase de experimentações, a ser conduzida entre março e junho deste ano, avaliará rigorosamente a confiabilidade e a precisão de cada sistema, assim como a solidez da tecnologia.
Após a conclusão dos testes, caso uma ou mais empresas cumpram os critérios, a aprovação definitiva do uso de tecnologia na linha de gol será decidida em Assembleia Extraordinária da IFAB a ser realizada em Kiev, na Ucrânia, no dia 2 de julho de 2012.
Em relação às propostas e emendas às Regras do Jogo, a Board aprovou uma alteração da Regra 1 (O Campo de Jogo), definindo claramente a localização dos anúncios publicitários verticais. Também foi aprovada uma proposta da federação inglesa relativa ao número de substituições permitidas no futebol amador. As quatro federações britânicas receberam a opção de realizarem testes por dois anos.
A entidade aprovou ainda uma emenda à Regra 4 (O Equipamento dos Jogadores) e à Regra 8 (O Início e Reinício de Jogo). A nova redação da Regra 8 agora é clara quanto à ação a ser tomada pelo árbitro caso uma bola ao chão seja chutada diretamente para as redes adversárias.
Já a FIFA concordou em retirar a proposta de emenda à Regra 3 (O Número de Jogadores) prevendo uma quarta substituição nas partidas que forem para a prorrogação. A proposta relativa à Regra 12 (As Faltas e Incorreções) no tocante à chamada "punição tripla" (pênalti/gol, cartão vermelho e suspensão do jogador) também será analisada posteriormente.
Além disso, a Board discutiu a experiência com árbitros assistentes adicionais. Os testes continuam sendo realizados na Liga dos Campeões da UEFA e na Liga Europa, assim como em competições no Brasil, Marrocos e Catar. Um relatório final será levado à Assembleia Extraordinária da IFAB no dia 2 de julho, ao término da Euro 2012, para que uma decisão definitiva quanto ao futuro dos árbitros assistentes adicionais também possa ser feita.
Por fim, a discussão relativa ao uso do véu por atletas do sexo feminino foi realizada pela Board. A entidade concordou que os véus sejam permitidos em princípio, condicionando a aprovação final aos resultados de um estudo das questões de saúde e segurança. Portanto, a definição será feita na assembleia de 2 de julho.
As decisões relacionadas às Regras do Jogo tomadas hoje pela IFAB entrarão em vigor no dia 1º de junho de 2012, levando em conta o início da Euro 2012.
A 127ª Assembleia Geral Anual da IFAB acontecerá em Edimburgo, na Escócia, entre os dias 1º e 3 de março de 2013.
Fonte: SITE OFICIAL DA FIFA