Campeonato Brasileiro de 1980 - O começo da trajetória vitoriosa
Nesta terça-feira o Flamengo comemora 30 anos do maior título da sua história. Em 12 de dezembro de 1981, o rubro-negro se sagrava Campeão Mundial Interclubes, com aquele que até hoje é considerado o melhor time do Flamengo de todos os tempos, tendo sido campeão do mundo e base da equipe campeã brasileira em 1982, 1983 e 1987, entre outros campeonatos. Aquela geração tinha sido na sua maior parte formada nas divisões de base do clube. A trajetória rumo ao título mais importante da história começou com o útítulo do Campeonato Brasileiro de 1980, sobre o Atlético Mineiro. O Flamengo havia perdido o primeiro jogo das finais por 1 a 0, no Mineirão. A segunda partida, no dia 1º de junho, no Maracanã, diante de quase 155 mil torcedores, estava empatada em 2 a 2 até os 37 minutos do segundo tempo, quando Nunes fez o gol salvador. Com o placar de 3 a 2 e pela melhor campanha nas semifinais, o Clube de Regatas do Flamengo conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro e se credenciou a disputar a Libertadores da América do ano seguinte. Ouça o terceiro gol decisivo na voz de Waldir Amaral.
Libertadores 1981 (primeira fase) - A polêmica
Logo na primeira fase, o Flamengo tinha no seu grupo mais uma vez o Atlético-MG, além de Cerro Porteño e Olimpia do Paraguai. Os dois times brasileiros terminaram a fase de grupos, com os mesmos oito pontos e tiveram que decidir a vaga em uma partida de desempate, no estádio Serra Dourada, marcada mais uma vez por muita tensão e polêmicas com a arbitragem. O árbitro da partida era o carioca José Roberto Wright. Logo, aos 10 minutos de jogo, Reinaldo foi expulso após falta dura em Zico. Minutos depois, durante uma cobrança de falta, éder se desentende com o árbitro e também é expulso. Neste momento, todos os jogadores do Galo, inclusive os reservas, além da imprensa e da diretoria, invadem o campo e cercam o juiz. Só com a ajuda da PM a confusão foi desfeita e a partida recomeçou. Durante a confusão, mais dois jogadores do Atlético-MG foram expulsos: Palinha e Chicão. Assim que a partida foi reiniciada, o goleiro atleticanoJoão Leite caiu no chão, dizendo estar contundido e, antes mesmo do apito final, mais um jogador mineiro expulso. Com apenas seis jogadores do Atlético em campo, não era possível continuar a partida. A decisão nos tribunais foi a favor do Flamengo, que estava classificado às semifinais da Libertadores, também divida em grupos.
Libertadores 1981 (Conquista) - Rumo a Tóquio
Nesta fase, o rubro-negro superou o Deportivo Cáli da Colômbia, o Jorge Wilstermann da Bolívia e se classificou para disputar a final contra o Cobreloa do Chile. Na decisão, oFlamengo comandado por Paulo César Carpeggiani venceu a primeira partida por 2 a 1 no Maracanã e perdeu a segunda por 1 a 0 no Chile, em partida marcada pela violência dos jogadores do Cobreloa, que acabou tirando Lico do jogo decisivo.
Com a ausência de Lico, Carpegianni foi obrigado a modificar o esquema tático. E recebeu muitas críticas pelas opções feitas.
E Carpegianni conseguiu armar bem o time, mesmo sem Lico. Na terceira partida, no dia 23 de novembro, o palco foi o estádio Centenário do Uruguai. Mais uma vez, o craque fez a diferença. Com dois gols de Zico, o Flamengo derrotou o Cobreloa por 2 a 0, foi Campeão da Libertadores e estava credenciado a disputar o Mundial de Clubes de 1981.
Entre a tempestade e a bonança
Quatro dias depois da conquista da Libertadores, uma triste notícia mexeu com os jogadores rubro-negros. Cláudio Coutinho, treinador Campeão Brasileiro em 1980 eTricampeão Estadual com o Flamengo, morreu afogado, aos 42 anos, quando praticava pesca submarina nas Ilhas Cágarras, arquipélago próximo à Praia de Ipanema. Coutinhojá havia deixado o clube, magoado com a diretoria do Flamengo. Mas, já diz o ditado: "Depois da tempestade, vem a bonança". A trajetória entre o campeonato da Libertadorese a final do Mundial não foi marcada apenas por tristezas. Ainda houve tempo de comemorar mais um título. No dia 06 de dezembro, sete dias antes da decisão doMundial, o Flamengo foi Campeão Carioca derrotando o Vasco na terceira partida da decisão por 2 a 1. Ouça os gols da vitória.
O Melhor time do Mundo!
Chegava, então, o momento mais importante do ano: o Mundial Interclubes. O campeonato era disputado no Japão, em partida única, entre o melhor time das Américas e o melhor da Europa - o vencedor da Liga dos Campeões da UEFA. O Flamengo tinha pela frente o Liverpool, que passou por Bayern de Munique e Real Madrid, levantou pela segunda vez seguida o troféu de campeão da Inglaterra, além de contar com muitos jogadores da Seleção Inglesa. Só não era capaz de superar um time que primava pela qualidade do futebol e tinha craques como Zico e Júnior. O time escalado por Carpegiannitinha Raul no gol Leandro, Marinho, Mozer e Júnior Andrade, Adílio e Zico Tita, Nunes eLico. No banco de reservas estavam Cantarelli, Figueiredo, Peu, Anselmo, Nei Dias eBaroninho. Com uma partida impecável de Zico e diante de 62 mil pessoas, o Flamengofaria 3 a 0 logo no primeiro tempo. Aos 13 minutos, Nunes abriu o placar Aos 34, Adílioaumentou E aos 41, Nunes fez mais um. No segundo tempo, bastava administrar o placar de 3 a 0. Ao apito final do árbitro mexicano Mário Rúbio Vazques, um time brilhante estava consagrado e uma década gloriosa começava de maneira marcante e inesquecível: oClube de Regatas do Flamengo era o melhor time do mundo e Zico o melhor jogador.
Fonte: Rádio Globo
levantado difunto de cova cara,,,a tv ainda era preto e branco quando isso aconteceu.....ja era.
ResponderExcluirei reginaldo,,tu nu tem outro assunto novo não..kkkkkkkkkkkk bota ai meu comentario eh
ResponderExcluirabraço neto pinto........... filmagem e velha, ta pra ci acabar aproveita. feliz natal