VII CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE PIRES FERREIRA – CE - 2011.
REGULAMENTO GERAL.
CAPÍTULO I
DAS FINALIDADES.
Ar. 1º - Desenvolver o intercâmbio social e desportivo entre os atletas, incrementando as baos relações entre atletas, dirigentes, árbitros e torcedores, fortalecendo a união entre as classes desportivas, exaltando a prática desportiva, como, instrumento imprescindível para a preparação do indivíduo e formando as suas personalidades, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo Piresferreirense.
CAPÍTULO II
DO CAMPEONATO.
Art. 2º - O presente regulamento elaborado pela Organização da Competição, dispõe sobre a efetivação do Campeonato Municipal de Pires Ferreira – Ce - 2011, que pela delegação legal das equipes participantes, tem o comando e a direção; cabendo a mesma resolver todos os problemas inerentes aos seus filiados.
Art. 3º - O Campeonato Municipal, será disputado por 16 (dezesseis) equipes, que se submentem aos termos do presente regulamento, divididas em 4 grupos, chaves A, B, C e D, cada grupo com 4 equipes.
Art. 4º - A equipe que faltar a um jogo válido do Campeonato Municipal, sem que a mesma justifique o motivo da sua falta em um prazo de 48hs (quarenta e oito horas), após o horário em que estava programado o seu jogo, a mesma será perdedora dos pontos por 1 x O, ficando a mesma sujeita a outras punições de acordo com que determina a Legislação Esportiva.
Art. 5º - No caso de desistência ou eliminação de qualquer equipe de participantes do Campeonato Municipal, após iniciado o certame, a sua participação será considerada nula, anulando-se todos os resultados técnicos que a mesma disputou (gols e pontos), pró e contra.
§ Único – Na hipótese da equipe faltosa justificar sua falta no prazo legal, através do ofício à Organização da Competição, a mesma se reunirá para decidir se procede ou não a justificativa.
- O CONSELHO TÉCNICO E DESCIPLINAR será composto pelos seguintes membros: Neto Pinto, Adauto Pontes, Aires Porfírio, Prof. Didi e Dr. Moraes NETO, Márcio Damasceno, bem como por OUTROS CIDADÃOS PIRESFERREIRENSES que sejam CONVOCADOS, o Secretário do Conselho será o senhor ADAUTO PONTES.
CAPÍTULO III
DA DISPUTA.
Art. 6º - O Campeonato Municipal será disputado por 16 (dezesseis) equipes, dividido em 04 grupos, cada um com 04(quatro) equipes. Na primeira fase, classificam-se 02 (duas) equipes de cada grupo, em forma de pontos positivos para a segunda fase.
Art. 7º - Os critérios de desempate para se conhecer quais as equipes classificadas de cada grupo, na primeira fase são as seguites:
I- números de pontos ganhos.
II- Saldo de gols.
III- Confronto direto.
IV- Número de vitórias.
V- Disciplina.
§ A Primeira fase ou fase CLASSIFICATÓRIA, será disputada por 04 (quatro) equipes em uma mesma chave e jogarão todas entre si em jogos de ida, jogos realizados em CAMPOS SEDES, LAGINHA e SEDE, classificando-se as duas melhores equipes para a segunda fase, restando apenas 08 times.
§ Na SEGUNDA FASE, QUARTAS DE FINAIS, todos os JOGOS serão no OLIVEIRÃO e a ordem dos jogos será a seguinte: o PRIMEIRO da chave A, jogará com o SEGUNDO da D, o PRIMEIRO da D, jogará com o SEGUNDO da A, O PRIMEIRO da B, jogará com o SEGUNDO da C e o PRIMEIRO da C, jogará com o SEGUNDO da B.
Os vencedores dos seus jogos na SEGUNDA FASE, estão classificados para a TERCEIRA FASE, SEMI FINAL, na SEGUNDA e TERCEIRA FASES, as equipes jogarão no sistema iliminatório, não valendo saldo de gols ou outras vantagens, e em caso de empate no tempo normal a equipe classificada será conhecida em cobrança de penalidades, série de 5x5 eem caso de empate, tantas quantas forem necessárias de forma alternadas. Classificado-se para a FINAL as duas VENCEDORAS, e as perdedoras, disputarão terceiro e quarto lugares.
*A QUARTA FASE será a FINAL, e será disputado entre as duas vencedoras dos seus jogos na SEMIFINAL. Nos jogos das disputas de terceiro e quarto, SÁBADO e campeão e vice no DOMINDO.
- Em nenhuma das fases haverá prorrogação, em caso de empate, as equipes decidirão em penallidades máximas.
CAPÍTULO IV
DAS INSCRIÇÕES
Art. 8º - Cada equipe poderá escrever no máximo 25(vinte e cinco) atletas, desde que faça o faça até 48hs (Quarenta e oito horas) antes da sua participação e até a última rodada da SEGUNDA FASE em que a equipe tomará parte.
Art. 9º - Será considerado inscrito o atleta que apresentar documento oficial, para ATLETAS MAIORES DE 16 ANOS, e qualquer outro comprovante de residência para os menores de 16 anos, bem como outros documentos que possam comprovar a residência do escrito, naturalidade ou domicílio eleitoral.
Art.10º - Para que o atleta seja considerado PIRISFERREIRENSE e esteja apto a atuar no Campeonato Municipal téra que morar no Município de PIRES FERREIRA, ser natural ou SER ELEITOR:
I – No caso das localidades que fazem LIMITES com outros municípios os times locais poderão utilizar atletas que MOREM NA COMUNIDADE, mesmo que não preencham as condições exigidas no item I deste capítulo, Ter domicílio eleitoral, ser natural ou ter residência fixa no município.
Art. 11º - O atleta que escrever-se em mais de uma equipe e não liberado por uma delas, será excluído da competição, não podendo atuar por nenhuma das mesmas.
- As inscrições de atletas serão feitas na SECRETARIA DA CULTURA E DO ESPORTE DO MUNICÍPIO, no horário comercial de segunda a quinta-feira.
CAPÍTULO VI
DAS PENALIDADES
Art. 12º - Os atletas, dirigentes, árbitos, auxiliares e delegados, serão passíveis de penalidades.
§ primeiro – O atleta que receber 03 (três) cartões amarelos ou 01(um) cartão vermelho ficará suspenso automaticamente da partida seguinte a qual sua equipe participar, podendo ainda receber outras penalidades de acordo com a gravidade da EXPULSÃO.
§ segundo – O atleta ou dirigente que agredir fisicamente ao árbitro, assistente, DELEGADO e outras pessoas envolvidas na partida, será excluído da competição, podendo ainda receber outras punições.
§ terceiro – O jogo válido pelo Campeonato Municipal, que seja paralizado e que o árbitro não tenha mais condições de continuar arbitrando, a equipe a qual criou o tumulto será punida com perca dos pontos da partida.
§ quarto – Caso uma equipe esteja eliminada da competição e não vir para os jogos ou fizer corpo mole ou combinar placar, será punida severamente pela organização.
§ quinto – Os atletas ou dirigentes que forem suspensos para a próxima rodada e por ventura sua equipe esteja eliminada da competição, os mesmos cumprirão a suspensão no próximo ano quando entrar novamente em atividade.
§ sexto – Todas as equipes participantes estão sob o que determina a LEGISLAÇÃO ESPORTIVA OFICIAL, a regra 3 – Número de atletas, não podendo ser incluído entre os atletas relacionados para cada jogo, aqueles que realmente não estejam devidamente uniformizados e no local do jogo, antes da partida ser iniciada.
- OS ÁRBITROS, AUXILIARES E DELEGADOS dos jogos, que cometerem erros de DIREITO, QUE POSSAM TER PREJUDICADO ALGUMAS EQUIPES, serão punidos pela CORDENAÇÃO da competição e a equipe prejudicada poderá ainda ser ressarcida dos prejuízos do resultado do jogo.
CÁPITULO VII
DO LOCAL E HORÁRIO DO JOGO.
Art. 13º – Todos os jogos do Campeonato Municipal serão realizados em local aonde a organização indicar, ver tabela em anexo; devendo a equipe da SEDE, marcar todo o campo do jogo, e colocar redes nas traves. Nos campos neutros, a marcação e colocação de rede serão de responsabilidade da organização do campeonato.O não atendimento a estas determinações poderá resultar em punições graves aos responsáveis.
Art. 14º – Os jogos serão realizados aos sábados e domingos ou em outras datas, ás 14:00 HORAS e 15h45minutos, tendo 15 minutos de tolerância. A PRELIMINAR COMEÇARÁ ÀS 14:00 HS, COM TEMPO DE 40 MINUTOS E 03 MINUTOS DE PARADA TÉCNICA, AOS 20 MINUTOS DE CADA TEMPO. A PARTIDA PRINCIPAL, TERÁ DOIS TEMPOS DE 45X45 MINUTOS.
Art. 15º– Quarta de final, semifinal e final serão realizadas na sede do Município, no ESTÁDIO MUNICIPAL DE PIRES FERREIRA.
CAPÍTULO VIII
DA PONTUAÇÃO.
Art. 16º-O Campeonato Municipal terá a seguinte pontuação:
I- Por vitória _________________________ 03(três) pontos ganhos.
II- Por empate_________________________01(um) ponto ganho.
III- Por derrota_________________________00 (zero) ponto.
IV-
CAPÍTULO IX
DO UNIFORME .
Art. 17º-Todos os atletas (titulares e reservas), deverão usar uniformes padronizados e completos, (CAMISAS), nos jogos em as suas equipes fizerem parte.
Art. 18º- Caso haja coincidência de uniforme a equipe da casa trocará o uniforme, em um campo neutro, sorteio ou acordo.
CAPÍTULO X
DAS SUBSTITUIÇÕES.
Art. 19º- Cada equipe poderá fazer até 05 substituições em uma partida.
CAPÍTULO XI
DOS PROTESTOS.
Art. 20º- Cabe a cada equipe o direito de protestar, devendo a mesma fazê-lo através de ofício à organização do Campeonato Municipal, no prazo de 48 (quarente e oito ) horas após o término do seu jogo, acompanhando o mesmo o valor de R$ 100,00 (CEM REAIS), caso a equipe protestante tenha direito e venha a ter GANHO DE CAUSA, o dinheiro será devolvido à equipe, caso PERDA A CAUDA, o dinheiro pago não será DEVOLVIDO.
Art. 21º- Todos os protestos serão analizados pela Organização do Campeonato Municipal, para saber se procede ou não e posteriormente julgado por uma comissão composta por pessoas idôneas e sem qualquer vínculo com as equipes que participem da competição.
CAPÍTULO XII
DA PREMIAÇÃO.
Art. 22-Farão jús à premiação as equipes:
- Campeã – 01 troféu e 2.500,00 REAIS.
- Vice-campeã – 01 troféu e 1.200,00 REAIS.
- Terceira – 01 troféu e 500,00 REAIS.
- Quarta – 01 troféu e 01 BOLA.
- Goleiro menos vazado – 01 troféu e LUVA
- Artilheiro – 01 Troféu e 01 PAR DE CHUTEIRAS.
CAPÍTULO XIII
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.
Art. 23 - Os fatos que por ventura tenham ficado omissos no presente regulamento, serão analisados e julgados pela organização do campeonato municipal sob a égide da LEGISLAÇÃO ESPORTIVA.
Art. 24º - O presente regulamento após aprovado por todas as equipes será a LEI MAIOR DA COMPETIÇÃO e servirá para dirimir toda e qualquer dúvida das equipes e os seus julgamentos serão sempre realizados a luz do que determina a LEGISLAÇÃO ESPORTIVA NACIONAL E INTERNACIONAL. O REGULAMENTO será assinado por todos os REPRESENTANTES DE EQUIPES que dsputarão o CAMPEONATO, bem como, por todos os membros da COMISSÃO ORGANIZADORA e pelo CONSELHO TÉCNICO DISCIPLINAR do referido CERTAME.
PIRES FERREIRA – CE, 06 DE OUTUBRO DE 2011.
JOSÉ ESTEVAN ROSALINA
SECRETÁRIO DE CULTURA E DESPORTOS.
FRANCISCO AIRES PORFÍRIO/ADAUTO SOARES PONTES.
COORDENADORES.
Fonte: airesfutsal@blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário